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Vivemos o desafio do "Branding na Idade da Entrega". Tudo o que queremos é para agora, não daqui a cinco minutos - agora. Na crescente cultura da impaciência, os consumidores de hoje esperam gratificação instantânea.
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Vivemos o desafio do “Branding na Idade da Entrega”. Tudo o que queremos é para agora, não daqui a cinco minutos – agora. Na crescente cultura da impaciência, os consumidores de hoje esperam gratificação instantânea. Dispositivos modernos e trocas de informações alimentaram este desejo de realização instantânea. A Internet abre a porta para informações, entretenimento e conexão, e nossos telefones nos proporcionam acesso imediato a tudo e de qualquer lugar.

 

Esperamos que as coisas funcionem tão rapidamente que esperar apenas dois segundos para um vídeo carregar já é tempo suficiente para abandoná-lo em uma taxa exponencial. O “rápido” está caindo para ser substituído pelo “instantâneo”. Esta atitude está mudando para os bens e serviços que as marcas oferecem. Cada vez mais, as marcas serão instantâneas para satisfazer esta nova expectativa.

 

Alguns anos atrás, comprar algo significava entrar no seu carro, dirigir para a loja, e encontrar o que você queria. A revolução de compras on-line quebrou esta lógica. De repente, fomos capazes de acessar todos os tipos de produtos de todo o mundo, mas tivemos que esperar dias, semanas, até meses para obter os produtos que compramos on-line. Isso nos impacientou. E o princípio do prazer na psicologia nos diz que quando não obtemos cumprimento imediato, nossa resposta psicológica é ansiedade e tensão. Uma vez que as pessoas têm vindo a comprar bens on-line, as marcas têm feito tudo em seu poder para eliminar essa impaciência entre quando compramos um produto e quando recebemos.

 

Em vez de bens verdadeiramente instantâneos e serviços, elas forneceram informações instantâneas – atualizações e informações sobre quanto tempo levaria para chegar. É como se nossos bens se tornassem apenas outra parte da Internet, armazenando e carregando como esperávamos.

 

Este tipo de informação instantânea continuará a ser importante. Mas ainda é apenas um substituto do que as pessoas realmente querem: bens e serviços instantâneos sob demanda. Mais do que nunca estamos preparados para alcançar a instantaneidade de uma forma sem precedentes. Os prazos de entrega passarão de semanas e dias para meras horas. Isso vai mudar a maneira como tratamos marcas e experiências de produtos para o bem.

 

Para tornar seus serviços instantâneos, de classe mundial, possíveis, a Amazon opera armazéns robóticos, comprou uma companhia aérea e está testando drones de entrega. Mas nem todas as marcas precisam tomar medidas tão drásticas para tornar os consumidores impacientes felizes. Uma variedade de tecnologias crescentes e emergentes tornou mais fácil para qualquer marca se tornar instantânea.

 

O que sua marca pode fazer para ser instantânea?

 

Invista em tornar-se mais imediato. Nem todas as marcas precisam fornecer um serviço sob demanda, mas os consumidores terão expectativas imediatas. Tornar-se mais instantâneo pode levar um tempo significativo e investimento, mas começar pode ser simples. A maneira mais fácil de começar é auditar as capacidades instantâneas de sua marca em cada ponto de contato. Considere cada passo na sua jornada de usuário para entender onde você pode fornecer mais interação instantânea. De nossas mensagens de marketing aos nossos próprios produtos e serviços, há muitas maneiras de otimizar como e quando conversamos com nossos consumidores para alimentar todos os nossos insaciáveis apetites para o “agora”.

 

Considere as diferentes coisas que os consumidores querem de você. Existe uma maneira que você pode fornecê-los sem a necessidade de uma viagem ou uma fila ou algo que faça a gente “perder tempo”? Esse tipo de transformação leva tempo, “não é instantâneo”, mas é necessário.

 

Pense nisso.